A Importância das Vacinas
A vacinação é uma das melhores formas de manter a saúde e fortalecer o corpo, ajudando a prevenir doenças graves e também impedir que os vírus se espalhem.
Quando não é feita a vacinação os danos não são apenas com a própria saúde, mas também a daqueles ao redor, incluindo familiares e amigos, além de contribuir para o aumento da disseminação de doenças. Receber vacinas é a melhor forma de se proteger contra várias doenças graves e suas complicações, que podem ser fatais.
Entendendo as Vacinas
As vacinas são feitas com microrganismos enfraquecidos ou mortos da própria doença que previnem. Por exemplo, a vacina contra o sarampo contém o vírus do sarampo. Esses microrganismos estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos, que são os soldados do corpo no combate às doenças. Assim, se houver exposição ao organismo causador da doença, o corpo estará preparado para combatê-lo rapidamente.
Tipos de Vacinas
Vivas Atenuadas: Elas têm uma forma viva do vírus ou bactéria, mas enfraquecida. Elas fortalecem bastante o sistema imunológico e podem oferecer imunidade por um longo tempo, às vezes para toda a vida.
Inativadas: São feitas com uma forma morta do vírus ou bactéria. Geralmente é necessário mais de uma dose para garantir proteção por um longo período.
Subunidades: Elas contêm apenas partes específicas do vírus ou bactéria que estimulam a resposta imunológica.
Contra Toxoides: Contêm toxinas bacterianas inativadas. Também podem exigir doses de reforço.
A Resposta Natural do Corpo
Quando há exposição a um agente patogênico pela primeira vez, o sistema imunológico leva tempo para responder e produzir anticorpos específicos. Entretanto, uma vez produzidos, esses anticorpos permanecem no organismo, prontos para agir rapidamente caso ocorra uma nova exposição ao mesmo agente patogênico.
Benefícios da Vacinação
A vacinação não apenas protege a saúde individual, mas também a todos, ao reduzir a propagação de doenças infecciosas, diminuindo assim o sofrimento das famílias e aliviando financeiramente os custos associado aos tratamentos médicos.
Ao prevenir doenças graves, as vacinas também desempenham um papel importante na preservação de vidas. É importante seguir as orientações de vacinação recomendadas pelas autoridades de saúde.