Quais os tipos de telemedicina?
Existem três tipos principais de Telemedicina, que incluem armazenamento e envio, monitoramento remoto e serviços interativos em tempo real. Cada um deles tem um papel benéfico a desempenhar nos cuidados gerais de saúde e, quando utilizado adequadamente, pode oferecer benefícios tangíveis tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.
Armazenar e encaminhar
A telemedicina de armazenamento e envio supera a necessidade de o médico se encontrar pessoalmente com um paciente. Em vez disso, as informações do paciente, como imagens médicas ou biosinais, podem ser enviadas ao especialista conforme necessário, quando adquiridas do paciente. Esta prática é comum nas áreas médicas de dermatologia, radiologia e patologia. Com estrutura e atendimento adequados, a telemedicina de armazenamento e encaminhamento pode economizar tempo e permitir que os médicos atendam o público com seus serviços de forma mais completa. No entanto, essa forma de telemedicina depende de um relatório de histórico e informações ou imagens documentadas, em vez de um exame físico, que tem o potencial de causar complicações, como erros de diagnóstico.
Monitoramento remoto
Também conhecido como automonitoramento ou autoteste, o monitoramento remoto usa uma variedade de dispositivos tecnológicos para monitorar remotamente a saúde e os sinais clínicos de um paciente. Isso é amplamente utilizado no tratamento de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e asma. Alguns dos benefícios associados ao monitoramento remoto incluem custo-benefício, monitoramento mais frequente e maior satisfação do paciente. Existe algum risco de que os testes realizados pelos próprios pacientes possam ser imprecisos; no entanto, os resultados são geralmente considerados semelhantes aos testes profissionais-pacientes.
Existem três tipos principais de Telemedicina, que incluem armazenamento e envio, monitoramento remoto e serviços interativos em tempo real. Cada um deles tem um papel benéfico a desempenhar nos cuidados gerais de saúde.
Serviços interativos em tempo real
Os serviços interativos podem fornecer aconselhamento imediato aos pacientes que necessitam de atenção médica. Existem vários meios diferentes utilizados para esse fim, incluindo telefone, online e visitas domiciliares. Um histórico médico e consulta sobre os sintomas apresentados podem ser realizados, seguidos de uma avaliação semelhante à que geralmente é realizada durante as consultas presenciais.
Teleneuropsicologia
A teleneuropsicologia é um exemplo desse tipo de telemedicina que inclui consulta e avaliação neuropsicológica por telefone com pacientes que têm ou suspeitam de transtorno cognitivo. Técnicas de avaliação padrão são implementadas para avaliar o paciente por meio de tecnologia de vídeo. Um estudo de 2014 constatou que essa forma de telemedicina oferece uma alternativa viável e confiável às consultas presenciais tradicionais, embora tenha sido observado que os padrões de qualidade e administração devem ser mantidos.
Telenfermagem
A teleenfermagem refere-se à utilização de tecnologias comunicativas para a prestação de serviços de enfermagem à distância. As consultas podem ser feitas por telefone para chegar a um diagnóstico e monitorar as condições e sintomas de saúde. Esta forma de telemedicina está crescendo em favor devido ao baixo custo e alta acessibilidade dos serviços aos pacientes, principalmente para aqueles em regiões rurais. Também tem o potencial de diminuir a carga de pacientes em hospitais porque é possível tratar doenças menores mais cedo e os pacientes podem receber conselhos sobre se a internação hospitalar é necessária.
Telefarmácia
A telefarmácia fornece aconselhamento farmacêutico aos pacientes quando o contato direto com um farmacêutico não é possível. Isso permite que os medicamentos sejam monitorados e os pacientes possam receber conselhos por telefone. Dependendo dos regulamentos, a autorização de reabastecimento pode ser concedida para permitir que os pacientes recebam medicamentos regulares quando necessário
Telerreabilitação
A telerreabilitação utiliza a tecnologia para comunicar e realizar avaliação clínica e terapia para pacientes em reabilitação. Isso geralmente tem um forte elemento visual com videoconferências e webcams comumente usadas para auxiliar na comunicação de sintomas e progresso clínico
Conclusão
Os serviços de telemedicina são um grande passo em frente para melhorar a acessibilidade dos cuidados de saúde a todos os pacientes, particularmente aqueles que vivem em áreas com poucos profissionais de saúde locais. Além disso, eles oferecem um benefício significativo de custo reduzido em comparação com consultas presenciais tradicionais.